A ESTRATÉGIA COMPROVADA DE MARKETING NAS REDES SOCIAIS EM 8 SIMPLES PASSOS

Escrito por Diego Funari

 


Como a maioria das empresas têm feito o marketing nas redes sociais

Marketing nas redes sociais. Esse termo está na moda ultimamente. Muitas empresas já começaram a perceber que ter uma estratégia forte nas redes sociais é um elemento fundamental para atrair seguidores e clientes.
Mas aí começa a confusão. Você irá perceber que existem inúmeras informações sobre esse tema, muitas delas apenas repetindo jargões que só te deixarão ainda mais confuso.

“As empresas deveriam focar mais em como SER social, e menos em COMO fazer marketing nas redes sociais.” (tweet)

Pensando nisso, hoje apresentaremos  os 8 passos comprovados para uma estratégia nas redes sociais que irá engajar sua audiência e aumentar suas conversões de forma simples, porém eficaz.

Passo 1  : Todos no mesmo barco

Ninguém na sua empresa deve “possuir” a estratégia nas redes sociais. O social impacta todos os cantos da empresa, e deve ser mais parecido com ar (em todo lugar) do que com água (você tem que obtê-la). Assim, o primeiro passo no processo é criar um time cruzado que ajude a conceber e operar o resto da estratégia

Passo 2: Escute e compare

Apesar de ser uma velha estratégia  já marcada nas redes sociais, “ouvir” ainda é um bom conselho que é frequentemente ignorado. A realidade é que a sua audiência (e competidores) te darão um bom guia em onde e como você deve ser ativo nas mídias sociais. O processo é sempre de “fora para dentro” ou seja, da audiência para seu negócio.

Passo 3 : Qual é o ponto?

Sim, você pode usar as redes sociais para alcançar vários objetivos de negócios. Mas as melhores estratégias nas mídias sociais são aquelas que focam (ao menos inicialmente) em um objetivo mais específico. Para que você quer usar primariamente as redes sociais? Vendas?  Lealdade à marca e retenção? Ser visto pelos seus potenciais clientes? Escolha apenas  uma para começar

Passo 4 : Selecione métricas de sucesso

Como você vai determinar se esse trabalho está de fato fazendo a diferença no seu negócio? Quais são as métricas – chave que você usará para medir a eficácia da estratégia nas redes sociais? Como você irá além (eu espero) de curtidas e engajamento? Como você irá medir o retorno sobre o investimento ?

Passo 5: Analise suas audiências

Com quem você irá interagir nas mídias sociais? Quais são as características demográficas e comportamentais de seus clientes ou prospectos? Quais são seus  problemas, dores e esperanças?  Como isso impacta no que você pode e deveria tentar fazer nas redes sociais?
Passo 6 : No que você é único?

Não importa quem você é, ou o que você vende, as características e benefícios de seu produto ou serviço não são suficientes para criar e transmitir paixão. Como sua empresa irá atingir o coração de sua audiência, ao invés da cabeça? Disney não é sobre filmes, é sobre mágica. Apple não é sobre tecnologia, é sobre inovação. Sobre o que você é ?

Passo 7: Como você pode ser humano?

“Mídias Sociais diz respeito a pessoas, não logos” (tweet)

Os mecanismos das mídias sociais forçam as empresas a competir pela atenção de seu cliente com a família e amigos dele. Assim, sua empresa deve (ao menos até certo ponto) agir como uma pessoa, não uma entidade. Como você pode fazer isso?

Passo 8: Crie seu plano para os canais sociais

Somente depois de saber porque você quer ser ativo nas mídias sociais e como você irá medir o sucesso de sua estratégia é que você deve dar atenção ao “como fazer” no Facebook, Instagram, Youtube e no resto. Ou seja, nesse plano deve haver um motivo específico e justificável para participar em cada uma dessas redes. Escolha as redes que melhor se adaptam a sua audiência e clientes, e foque sua atenção somente nelas.

E aí está! Eu espero que esse artigo seja útil em seus próprios planos. Um abraço!

P.S. Você precisa de ajuda para usar as mídias sociais para atrair mais clientes e vendas? Clique no link abaixo e marque uma sessão gratuita comigo, e eu te ajudarei a entender como as mídias sociais podem beneficiar sua empresa.

Marque uma sessão de 15 minutos gratuita com o Diego